Campus Guarulhos • Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Filosofia

Grupos de Pesquisa

Grupos estudos vinculados ao PPGF-Unifesp, com atividades no 1º semestre de 2022.

CENBRA - Centro de Estudos Nietzsche: Recepção no Brasil

Este Seminário tem por objetivo acolher pesquisas que pretendem discutir, de modo amplo, o impacto da presença da filosofia nietzschiana na cultura brasileira, do final do século XIX até os nossos dias. E, de forma subsidiária, analisar metodologias de trabalho que condigam com o trabalho em recepção.

Requisitos: Alunos matriculados no Programa de Pós-Graduação em Filosofia, da UNIFESP, no nível de mestrado ou doutorado, com trabalhos em curso na filosofia de Friedrich Nietzsche.

Site: http://www.cenbra.sites.unifesp.br

Agenda:

Reuniões semanais, terças-feiras, das 09h00 às 13h00.

Professor responsável: Ivo da Silva Júnior

Contato: ivosjr@gmail.com

Grupo de estudos sobre história e filosofia da ciência e da tecnologia

O grupo dedica-se a trabalhar com os estudos históricos e filosóficos da ciência e da tecnologia, tratando tanto do copernicanismo como das diversas abordagens contemporâneas filosóficas sobre a ciência e a tecnologia.

Professores responsáveis: Claudemir Roque Tossato e Alexandre de Oliveira Ferreira.

Agenda:

Reuniões: sextas-feiras, das 09h00 às 11h00.

Contato: toclare@uol.com.br

Edith Stein e o Círculo de Gotinga

Análise da obra "Uma investigação sobre o Estado", de Edith Stein.
 
Bibliografia: STEIN, E. Uma investigação sobre o Estado. Trad. Maria Christina S. S. Campos. Rev. Juvenal Savian Filho. São Paulo: Paulus, 2021.

Reuniões: sábados, das 09h30 às 11h30.

Algumas reuniões são realizadas via Skype. Tanto para participar das reuniões presenciais como das reuniões virtuais, escrever para o coordenador do grupo.

Professor responsável: Juvenal Savian

Contato: juvenal.savian@unifesp.br

Grupo Kant e a História da Filosofia

Grupo Kant e a História da Filosofia reúne docentes e alunos da UFSCar e da Unifesp. É coordenado pelos Profs. Paulo Licht dos Santos (UFSCar) e Luciano Codato (Unifesp). Os seminários no primeiro semestre de 2022 têm por objeto a Crítica da razão pura e os Prolegômenos. Realizam-se em plataforma digital, em datas previamente agendadas e são abertos a não orientandos/as que já sejam pesquisadores/as de outros programas de pós-graduação em Filosofia.

Requisitos: Contato prévio com o responsável (Prof. Luciano Codato).

Agenda: sexta-feira, das 14h30 às 16h30.

Professor responsável: Luciano Codato

Contato: luciano.codato@unifesp.br

Laboratório de Filosofia Francesa Contemporânea

Os problemas e a questão. Nosso objeto de pesquisa fica entre a história da filosofia ¿científica¿, a partir do debate moderno que se dá no século XVII: história da filosofia "geométrica" ou "histórica e erudita"? Questão de gênero e de objeto: a "história da filosofia" tem o mesmo objeto ¿ a mesma referência ¿ que a filosofia? Sim e não, a depender de modo, tempo e lugar. Falam da mesma ¿coisa¿ ou de ¿coisas¿ diversas? Geométrica ou histórica, explica-se: Geométrica: infinita e necessária; histórica: contingente e finita (humana). ¿Estrutura¿, como correlato operacional do "método" moderno: como elemento que o consenso universitário (escolar), que se forma pari passu com seu conceito de história da filosofia pós-kantiana elege como científico , isto é, não contaminado pessoalmente e politicamente pela contingência do ¿agora¿ e do "autor" ¿ irrupção de empirias que tem o condão de tornar a hitória da filosofia "dogmática" (a precisar o sentido desse "dogmático"). Refazendo a descrição: a formação ao longo do XIX da História da Filosofia (instituição moderno a partir do caso francês) dá em estrutura, leitura anti-históricista e neturalizadora do reparo "formacão" pois "a-histórica". Precisar: por que razão esse efeito nega os antecedentes que o constituem? Finalmente: notar a passagem da Filosofia Francesa dos anos 20 aos anos 30: parecem que falam de ¿coisas¿ diferentes, estão falando da "mesma" coisa, sob perspectivas diferentes. Como isso pode ser demonstrado?

http://labfilosofiafrancesa.blogspot.com/

Pesquisadores responsável : Prof. Dr. Alexandre de Oliveira Torres Carrasco.

Agenda:

Reuniões quinzenais - Quartas-feiras, das 14h30 às 18h30.

Grupo de Teoria Crítica da Cultura

Objetivo do seminário é investigar, a partir dos autores da chamada Escola de Frankfurt (T.Adorno, W.Benjamin, M.Horkheimer, H.Marcuse) e da Teoria Crítica (principalmente de seu desafio de uma teoria comprometida com a práxis), as relações entre razão, cultura e sociedade no contexto histórico moderno e contemporâneo. Mais especificamente, trata-se de investigar em que medida e com qual relevância filosófica as manifestações culturais e artísticas podem revelar sintomaticamente o contexto histórico-social no qual estão inseridas e, ao mesmo tempo, de apontarem para uma possível transformação deste contexto. Nos encontros quinzenais são abordados tanto textos dos autores da Teoria Crítica, como projetos de pesquisa ou dissertações dos pós-graduandos e graduandos que participam do grupo.

Agenda:

Segunda-feira: das 17h00 às 19h30.

Professores responsáveis: Francisco P. Machado

Contato: fapmachado@unifesp.br 

Patrística e Escolástica

Leitura das Disputas XXIX e XXX das 'Disputas Metafísicas' de Francisco Suárez sobre a demonstração racional da existência de Deus e de alguns dos atributos divinos.

Agenda:

Reuniões: sábados, das 10h00 às 12h00.

Professor responsável: César Ribas Cezar

E-mail: cesar.cezar@unifesp.br

Res Publica

 O grupo Res Publica reúne pesquisadores de vários temas, autores e períodos, das áreas de humanidades, cujos interesses convergem justamente para o assunto da política (a coisa pública). Para contemplar esse assunto, os estudos centram-se em autores clássicos, transitando por todos os temas relativos à política, como a retórica, a história e a historiografia e a filosofia moral.

Agenda:

Reuniões: sextas-feiras, das 15h00 às 19h00.

Professora responsável: Patrícia Fontoura Aranovich

E-mail: patricia.aranovich@unifesp.br

Seminários de Pós-graduação: modernidade e história cultural

Apresentação de seminários mensais a partir das pesquisas em andamento sob orientação do coordenador, prof. Henry Burnett. A cada encontro, um ou dois pesquisadores apresentam uma síntese dos desenvolvimentos mais recentes de suas pesquisas individuais, debatidas em seguida por todo o grupo. Eventualmente, o grupo recebe a visita de pesquisadores nacionais e internacionais para comunicações e discussões especiais. Temas em destaque: Filosofia Contemporânea, Cultura Brasileira, Literatura e História Cultural.Professor responsável: Henry Burnett.

Requisitos: Estar vinculado ao PPGF/Unifesp sob orientação do professor Henry Burnett.

Agenda:

Reuniões: sextas-feiras, das 9h00 às 12h00.

Contato: henry.burnett@unifesp.br

Seminário de Pesquisa Teoria Crítica e Experiência

O Seminário de Pesquisa Teoria Crítica e Experiência se dedicará a estudo dos autores da tradição da Teoria Crítica e aos debates contemporâneos sobre arte, cultura e sociedade, com ênfase no conceito de experiência. As atividades consistirão em leituras de textos dos autores da Teoria Crítica, em particular Lukács, Benjamin, Horkheimer, Adorno e Marcuse, e em discussões dos projetos de pesquisa dos participantes do Seminário.

Requisitos: Contatar o docente responsável.

Agenda:

Reuniões: segundas-feiras, das 17h00 às 21h00.

Professor responsável: Lucianno Gatti

E-mail: lfgatti@gmail.com

Grupo Perspcetivas Feministas e Decoloniais em História da Filosofia

O objetivo principal é enfatizar e aprofundar as chamadas questões de gênero que se ligam à filosofia e às questões filosóficas pelo lado de dentro, tanto em termos conceituais como históricos: seja trazendo à luz da história mulheres que tiveram trabalhos e obras bastante significativas do ponto de vista filosófico, mas que foram invisibilizadas (no curso da história produzida pelos filósofos homens, brancos, eurocêntricos e do norte global); seja ainda empreendendo uma leitura e uma interpretação da filosofia mais tradicional e canônica, contudo, de uma perspectiva inteiramente outra, isto é, crítica de um ponto de vista feminista e decolonial.

Requisitos: Apenas para participantes que sejam orientandos da docente responsável pelo grupo.

Agenda:

Reuniões: sextas-feiras, das 14h00 às 18h00

Professora responsável: Izilda Johanson

Contato: i.johanson@unifesp.br

Grupo de pesquisa sobre a filosofia da diferença

Capitalismo e violência. Monadalogia. Empirismo e metafísica. Cronograma: 04/03 - K. Marx, 'Produção, consumo, distribuição e troca', in Grundrisse; 18/03 - K. Marx, 'Formas que precederam a produção capitalista', in Grundrisse; 01/04 - W. Benjamin 'Para a crítica da violência', in Escritos sobre mito e linguagem; 8 e 22/04 - Leibniz 'Os princípios da filosofia ou A monadologia', in Discurso de metafísica e outros textos; 6 e 20/05 - Apresentações de pesquisas dos membros do GPFD; 3 e 17/06 - Jean Wahl, Prefácio a Vers le concret.

Agenda:

Reuniões: sextas-feiras, das 14h30 às 17h00.

Professor responsável: Prof. Dr. Sandro Kobol Fornazari.

Contato: sandro.kobol@unifesp.br

Núcleo de Filosofia e Política (FiloPol)

O FiloPol núcleo de filosofia e política (Unifesp/CNPq) se propõe a abordar as questões políticas diante das experiências contemporâneas, com foco nos processos de criação e produção de subjetividades, em especial as que envolvam os movimentos sociais e atos e performances de resistência. O objetivo é partilhar o desafio de refletir sobre as mudanças por que passam as relações sociais nas suas múltiplas formas e sob um olhar transdisciplinar. Formado principalmente por professores, alunos de pós-graduação e graduação da Unifesp, mas também por não universitários, o grupo pretende se dedicar ao estudo dos temas: ação política, movimentos sociais, democracia, autoritarismo, Ditadura, memória, subjetividades.

Requisitos: Disciplina restrita a alunos matriculados no PPGF. Excepcionalmente, mediante autorização do docente, será aceita a participação de aluno especial.

Agenda:

Reuniões: terças-feiras, das 17h30 às 19h00.

Professor responsável: Edson Teles

E-mail: edson.teles@unifesp.br

Grupos de estudos vinculados ao PPGF-Unifesp, com atividades no 2º semestre de 2021

Clique AQUI para visualizar os grupos estudos em funcionamento no 2º semestre de 2021.

Grupos de estudos vinculados ao PPGF-Unifesp, com atividades no 1º semestre de 2021

Clique AQUI para visualizar os grupos estudos em funcionamento no 1º semestre de 2021.

Grupos de estudos vinculados ao PPGF-Unifesp, com atividades no 2º semestre de 2020

Clique AQUI para visualizar os grupos estudos em funcionamento no 2º semestre de 2020. 

Grupos de estudos vinculados ao PPGF-Unifesp, com atividades no 1º semestre de 2020

Clique AQUI para visualizar os grupos estudos em funcionamento no 1º semestre de 2020. 

 

 

© 2013 - 2022 Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
Estrada do Caminho Velho, n° 333 - Jd. Nova Cidade - Guarulhos - SP - CEP: 07252-312
Telefone: (11) 5576-4848 (como ligar)

Mapa do CampusSobre o portal  |  Comunicar erros no site