Campus Guarulhos • Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Filosofia

Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unifesp

A origem do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unifesp (PPGF-Unifesp) remonta à fundação, em 2007, da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo, situada na cidade de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. A EFLCH é atualmente formada por seis departamentos: Filosofia, Letras, Ciências Sociais, História, História da Arte e Educação. O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de São Paulo (PPGF-Unifesp) foi criado pelo Departamento de Filosofia em 2010, com a abertura do Mestrado, e expandido em 2013, ano do início das atividades do Doutorado. Mestrado e Doutorado funcionam de maneira integrada, compartilhando linhas de pesquisa, disciplinas, regulamento e corpo docente.   

 A criação do Programa é um desdobramento na Pós-Graduação das diretrizes que orientaram a concepção do Departamento de Filosofia da Unifesp. Concebidos no contexto de expansão da universidade pública na primeira década deste século, Departamento e Programa surgiram do diagnóstico de que havia uma demanda crescente por ensino e pesquisa em Filosofia na região metropolitana de São Paulo. Nesse sentido, a formação do Departamento, composto hoje por 38 professores em regime de dedicação exclusiva à universidade, insere-se no contexto da consolidação da pesquisa filosófica no Brasil, particularmente beneficiada por uma forte tradição de pesquisa em História da Filosofia. Essa mesma tradição possibilitava, por sua vez, um projeto ousado de fomentar áreas menos desenvolvidas na pesquisa filosófica, com recortes históricos e temáticos que favoreceriam a conexão interdisciplinar da filosofia com as ciências e com as artes. Por este motivo, o Departamento criou condições para o ensino e a pesquisa em algumas áreas relativamente pouco exploradas no país, como a Filosofia da Psicanálise, a Estética Contemporânea, a Filosofia da Renascença, a Filosofia da Biologia, a Filosofia da Tecnologia, a Filosofia da Matemática e a História da Filosofia Medieval Islâmica, Judaica e Oriental.

Essas características inovadoras do Departamento encontram-se incorporadas na composição das quatro linhas de pesquisa do PPGF-Unifesp: 1) Metafísica, Ciência e Linguagem; 2) Subjetividade, Arte e Cultura; 3) Política, Conhecimento e Sociedade; 4) História da Filosofia. A organização em quatro linhas busca conjugar a pesquisa da História da Filosofia com recortes temáticos capazes de alcançar questões contemporâneas das mais diversas áreas do conhecimento, intenção essa favorecida pela posição institucionalmente estratégica do Departamento e do PPGF-Unifesp num campus universitário de Humanidades, e numa universidade com tradição consolidada em pesquisa na área da Saúde. A ampla revisão da proposta do PPGF-Unifesp ao longo do último quadriênio (2017-2020) propiciou a reavaliação do projeto original e seu refinamento a partir da consolidação do Programa como instituição de pesquisa e formação. Com isso, o Programa não só apresenta um desenho institucional para a pesquisa especializada, inovadora e interdisciplinar, mas também, graças aos vínculos com o curso de graduação, faz do princípio de indissociabilidade de ensino e pesquisa uma experiência universitária cotidiana.

Nesse cenário, ao mesmo tempo em que se consolidava internamente como novo polo de pesquisa na Unifesp, o Programa conseguiu atender a uma grande procura na Grande São Paulo pela pós-graduação em filosofia. De fato, o PPGF-Unifesp foi o primeiro Programa em Pós-Graduação em universidade pública nessa região desde a criação do Programa de Filosofia da Universidade de São Paulo. Com a consolidação do Programa, observamos a participação crescente de candidatos não apenas de São Paulo, mas também de todas as regiões do país em seus processos seletivos para ingresso na pós-graduação. Oferecendo 20 vagas anuais para o mestrado e outras 20 para o doutorado, o Programa registrou no último quadriênio uma média de 4 a 5 candidatos por vaga. Desde sua criação, o PPGF-Unifesp produziu cerca de 140 dissertações de mestrado e 50 teses de doutorado. Em tal contexto de consolidação e expansão, o Programa também ampliou sua internacionalização, formando pesquisadores em acordos de cotutela com universidades no exterior e atraindo pesquisadores estrangeiros para pesquisas de pós-doutorado.        

As atividades do PPGF-Unifesp encontram-se hoje integradas ao sistema nacional de pós-graduação, colaborando para a formação e pesquisa em filosofia no Brasil. Para isso o Programa dispõe de condições bastante favoráveis: um corpo docente abrangente formado em centros de excelência, capaz de estender à Unifesp redes de pesquisa consolidadas em suas instituições de origem; o amparo institucional fornecido por uma universidade de pesquisa como a Unifesp; e uma localização geográfica privilegiada com acesso próximo a universidades de destaque na cidade de São Paulo (USP e PUC/SP), no interior próximo (UNICAMP, UFSCar e UNESP), assim como a uma jovem e promissora universidade na região metropolitana de São Paulo (UFABC). São condições que colocam o PPGF-Unifesp numa posição privilegiada para desenvolver suas atividades de formação e pesquisa. Graças a essas condições, o Programa tem obtido sucesso em fazer das dependências da EFLCH-Unifesp, no campus Guarulhos, um ambiente acadêmico rico em debates de alcance nacional e internacional sobre os mais diversos aspectos da cultura filosófica.

 

© 2013 - 2022 Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
Estrada do Caminho Velho, n° 333 - Jd. Nova Cidade - Guarulhos - SP - CEP: 07252-312
Telefone: (11) 5576-4848 (como ligar)

Mapa do CampusSobre o portal  |  Comunicar erros no site