Campus Guarulhos • Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Filosofia

Dúvidas Frequentes

Onde posso encontrar informações sobre a minha vida acadêmica dentro do PPGF?

No site do programa há uma área dedicada especialmente aos pós-graduandos: http://ppg.filosofia.sites.unifesp.br/informes-pt/orientacoes-posgraduandos. Ali, estão reunidas todas as informações que são do interesse do pós-graduando, enquanto ele realiza seu mestrado/doutorado. Situações excepcionais, que não estejam previstas nessa área, poderão ser esclarecidas junto a Secretaria do Programa.

Como posso solicitar documentos de meu interesse junto a Secretaria do Programa?

Documentos podem ser solicitados através do site do programa, no seguinte endereço: http://ppg.filosofia.sites.unifesp.br/informes-pt/documentos-solicitacoes

Quais assuntos são tratados na Secretaria do Programa e sobre quais assuntos devo me dirigir à Câmara de Pós-Graduação?

Com exceção de passe escolar, diplomas e assuntos relacionados à Fapesp, os quais serão tratados exclusivamente pela Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa da EFLCH, os demais assuntos relativos à vida acadêmica do pós-graduando do PPGF devem ser tratados na Secretaria do Programa.

O que é a Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa da EFLCH-Unifesp?

A Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo é o órgão regulamentador e avaliador das atividades de Pós-Graduação e Pesquisa no âmbito da EFLCH. Para saber mais sobre essa instância, acesse: https://ppg.guarulhos.sites.unifesp.br/institucional/menu-cepg

Quantos créditos são necessários para a integralização do mestrado/doutorado?

Uma dúvida recorrente dos pós-graduandos diz respeito ao número de créditos necessários para a integralização do mestrado/doutorado. Nesse sentido, gostaríamos de esclarecer que, conforme determina o Regulamento Interno do PPGF-Unifesp, além do cumprimento dos créditos em disciplinas, o pós-graduando fará jus à atribuição de créditos referentes à redação da dissertação/tese, os quais serão lançados automaticamente no histórico escolar do aluno, no momento da homologação do título de mestre/doutor, ou seja, somente após a aprovação na defesa. Desse modo, ao consultar o histórico escolar, vocês poderão verificar os créditos já cumpridos em disciplinas, bem como uma observação referente ao número total de créditos necessários para a integralização do curso, que sempre será superior ao número de créditos já cumpridos em disciplinas, porque os créditos referentes à redação do trabalho somente serão lançados após a defesa.

Nosso Regulamento Interno aponta que:
 
Artigo 41 - Para a obtenção do título de Mestre, o pós-graduando deverá obrigatoriamente:

I. Ter totalizado o mínimo de vinte e quatro créditos em disciplinas e dezesseis créditos de redação da Dissertação.
 
Artigo 42 - Para a obtenção do título de Doutor, o pós-graduando deverá obrigatoriamente:

I. Ter totalizado o mínimo de quarenta créditos em disciplinas e vinte e quatro créditos de redação da Tese.
 
Para conhecer melhor o funcionamento do PPGF-Unifesp sugerimos a leitura de nosso Regulamento Interno, disponível AQUI.

Como sei quais são os meus prazos para realizar exame de qualificação, fazer o depósito da dissertação/tese e realizar a defesa?

Recomendamos consultar a planilha de prazos disponível em http://ppg.filosofia.sites.unifesp.br/informes-pt/prazos-e-creditos, onde estão detalhados os prazos considerando todas as possibilidades: 1) sem prorrogação; 2) com uma prorrogação; 3) com duas prorrogações.

Rematrícula: O que é? Quem deve fazer? E quando deve ser feita?

O processo de rematrícula é realizado periodicamente, sempre junto com a entrega do Relatório Semestral de Atividades. O processo de rematrícula visa à manutenção do vínculo do pós-graduando com o programa, principalmente se ele já concluiu todos os créditos em disciplinas ou esteja cursando disciplinas fora do PPGF-Unifesp. É através desse processo que o aluno formaliza periodicamente seu vínculo com a instituição, não ficando dispensado de realizar outros procedimentos de como confirmação de matrícula, atualização cadastral ou rematrícula anual, a serem instituídos pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifesp.

Pré-matrícula e Retificação de matrícula: O que é? Quem deve fazer? E quando devem ser feitas?

Os processos de Pré-matrícula e Rematrícula são realizados semestralmente e visam registrar as matrículas nas disciplinas que os discentes cursarão ao longo do semestre. Na Pré-matrícula, o discente realiza uma matrícula prévia nas disciplinas que deseja cursar. Na retificação de matrícula, o discente tem a opção de incluir novas disciplinas para cursar durante o semestre ou ele pode ainda excluir disciplinas em que havia se pré-matriculado e que não deseja seguir matriculado. No entanto, se quiser manter sua matrícula tal como foi realizada na pré-matrícula, não é necessário realizar nenhum procedimento. O processo de retificação de matrícula serve para o aluno regularizar qualquer pendência relativa às disciplinas do semestre, visto que a não exclusão de uma disciplina indicada na pré-matrícula, e não cursada, constará como REPROVAÇÃO do histórico escolar do aluno, bem como uma disciplina cursada, mas que não foi indicada na pré-matrícula, nem na retificação de matrícula, NÃO CONSTARÁ do histórico escolar do aluno ao término do curso. Para conferir as datas de realização desses processos, o aluno deve sempre consultar a página de DISCIPLINAS.  

Como escolher as disciplinas que devo cursar no semestre? Posso cursar todas as disciplinas em uma única linha de pesquisa? Posso cursar disciplinas com um mesmo professor? Posso cursar disciplinas que tenham um mesmo título?

De acordo com o Regulamento Interno do PPGF-Unifesp, o pós-graduando deverá cursar, obrigatoriamente, pelo menos uma disciplina ligada à Linha de Pesquisa em que se situa o seu projeto de pesquisa. Cabe ressaltar ainda que: 1) o orientador é sempre a pessoa com quem o aluno deve conversar sobre quais (e quantas) disciplinas deve cursar no semestre, até cumprir todos os créditos para integralização de seu curso; 2) não há qualquer impedimento em um aluno cursar disciplinas diferentes oferecidas pelo mesmo professor. 3) Não há também nenhum problema em cursar disciplinas com o mesmo título, uma vez que em um semestre nunca são oferecidas disciplinas com o mesmo título. 

Relatório de atividades: O que é? Quem deve fazer e quando deve ser feito?

O relatório de atividades deve ser feito por todos os pós-graduandos matriculados no PPGF, semestralmente, em data já fixada, através de formulário online disponível AQUI. O relatório de atividades nada mais é do que a resposta a um questionário acerca das atividades desenvolvidas pelo pós-graduando no semestre recém-concluído. O envio do relatório semestral de atividades é de extrema importância, para que o programa possa preparar seu relatório anual a ser enviado para a avaliação da Capes. Vale destacar que, mesmo após a defesa, o aluno egresso deverá enviar ao programa um Relatório Anual de Atividades, pelo prazo de 05 (cinco) anos, para atender também a uma exigência da Capes. As informações e prazos para envio desse relatório anual serão enviados aos egressos por e-mail, pela Secretaria do programa.

Como convalidar os créditos decorrentes da participação em grupo de estudos?

Os pós-graduandos que ingressaram até o segundo semestre de 2019 deverão solicitar o aproveitamento dos créditos no momento do agendamento do exame de qualificação, mediante a apresentação de uma declaração fornecida pelo docente responsável pelo grupo, em modelo a ser solicitado pelo pós-graduando à Secretaria do PPGF.

Para pós-graduandos que ingressaram no programa a partir de 2020, não será necessário solicitar a convalidação dos créditos, porque a atribuição se dará de maneira semelhante aos créditos obtidos em disciplinas, desde que o aluno tenha efetuado devidamente sua matrícula.

 

Como convalidar os créditos decorrentes de disciplinas cursadas fora do PPGF-Unifesp?

Após o término do curso, e de posse do atestado de conclusão, o pós-graduando deverá encaminhar à secretaria do programa a solicitação de convalidação dos créditos. As orientações sobre como apresentar o pedido estão disponíveis em: http://ppg.filosofia.sites.unifesp.br/informes-pt/convalidacao-de-creditos

 

Como funciona a disciplina “Seminários de Pesquisa”, criada a partir do primeiro semestre de 2020?

A criação da disciplina “Seminários de Pesquisa” visa formalizar as atividades desenvolvidas pelos Grupos de Estudos em funcionamento no PPGF. Nesse sentido, a participação nas atividades do grupo, a ser confirmada ao final do semestre, seguindo os critérios de frequência e avaliação que o professor determinar, concederá ao aluno 04 (quatro créditos), com carga horária de 60 horas. A participação do aluno em atividades de um mesmo grupo de estudos, por dois semestres, concederá ao aluno 08 créditos e, portanto, a eliminação de uma disciplina regular do programa. Vale ressaltar que o aluno deve se matricular na disciplina, tal como em qualquer outra disciplina que venha a cursar no programa, para ter seu nome inscrito na lista do professor, que ao final do semestre enviará os conceitos à secretaria do programa, para registro em histórico escolar. A disciplina ofertada no primeiro semestre do ano será seguida do número 1 e a disciplina ofertada no segundo semestre do ano será seguida do número 2. Cabe salientar, ainda, que o aluno somente poderá ter em seu histórico escolar o registro das disciplinas Seminários de Pesquisa 1 e Seminários de Pesquisa 2 apenas uma vez. Os demais créditos necessários para integralização de seu mestrado/doutorado deverão ser obtidos através da aprovação em disciplinas regulares, seja no PPGF ou em qualquer outro programa de pós-graduação stricto sensu (nesse caso, após a solicitação da convalidação dos créditos).

O que é o PAD - Estágio Docência - e quem deve realizá-lo?

O estágio docência (PAD) é realizado em um curso de graduação da Unifesp e trata-se de uma atividade obrigatória para todos os doutorandos bolsistas Capes-DS. Isto é, estão dispensados do estágio os pós-graduandos: 1) mestrandos; 2) doutorandos não bolsistas; 3) doutorandos bolsistas de outra agência; 4) e também doutorandos que venham a atuar profissionalmente, após passar à condição de bolsista, como professores universitários, mediante comprovação emitida pela instituição empregadora. Os doutorandos bolsistas Capes-DS devem realizar 02 (dois) semestres de estágio docência, antes do exame de qualificação. Mais informações, acessem: http://ppg.filosofia.sites.unifesp.br/informes-pt/pad-programa-de-aperfeicoamento-didatico 

Preciso de assinaturas em documentos relativos à Fapesp, como devo proceder?

A assinatura em documentos relativos à Fapesp é de competência da Direção Acadêmica da EFLCH-Unifesp e para obtê-la deve-se seguir o fluxograma estabelecido pela Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa da EFLCH. Para mais informações, entre em contato com a Secretaria da Câmara de Pós-Graduação: https://ppg.guarulhos.sites.unifesp.br/institucional/secretaria ou com Direção Acadêmica da EFLCH-Unifesp:https://www.unifesp.br/campus/gua/institucional/academico/direcao-academica

Eu posso ter acesso às dissertações e já teses defendidas no PPGF?

Sim, na página inicial do site do PPGF encontram-se todas as dissertações e teses já defendidas no programa: http://ppg.filosofia.sites.unifesp.br/informes-pt/carrossel-teses-e-dissertacoes.

 

Acabo de ingressar no PPGF, eu posso ter um e-mail institucional @unifesp?

 Sim, todos os alunos regularmente matriculados na Unifesp podem ter um e-mail institucional "@unifesp. Para tanto, o aluno deverá preencher o cadastro na Intranet-Unifesp (https://intranet.unifesp.br/). Para criar seu login e senha. É muito importante que todos os alunos estejam cadastrados na intranet, porque é com o login da intranet que ele poderá votar em processos eleitorais realizados na universidade, poderá efetuar a "Atualização Cadastral", exigida anualmente pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, poderá acompanhar o lançamento de seus créditos cursados em disciplinas, dentre outras funcionalidades. 

Para que serve a Plataforma Somos?

 

O acesso à Plataforma Somospermite visualizar os pesquisadores, as especialidades e a produção científica da Unifesp. Os resultados apresentam indicadores dos Programas de Pós-Graduação das escolas e institutos da universidade. O intuito é permitir acesso mais fácil às competências de pesquisa desenvolvidas na Unifesp, bem como a ampliação da visibilidade dos pesquisadores da instituição. Ao permitir buscar por temas, pessoas ou áreas de interesse, a ferramenta torna-se valiosa para empresas interessadas na interação com a Unifesp ou mesmo para os próprios pesquisadores da universidade e de outras instituições de Ciência e Tecnologia.

As informações foram extraídas da Plataforma Lattes, por meio de um convênio assinado entre a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no primeiro semestre de 2019. Todos os docentes da Unifesp, bem como os orientadores externos vinculados a programas de pós-graduação, estão na plataforma e terão as atualizações do lattes automaticamente registradas.

Existe equivalência entre conceitos e notas na pós-graduação?

 

Sim. Em algumas situações, como pleitear bolsa de estudos no exterior, as agências de fomento podem solicitar um documento complementar ao histórico escolar da pós-graduação que demonstre a equivalência entre conceitos e notas no âmbito da Pós-Graduação da Unifesp. Para tanto, o interessado pode apresentar o documento emitido pela Coordenadoria de Assuntos Interncionais, disponível AQUI.

 

© 2013 - 2022 Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
Estrada do Caminho Velho, n° 333 - Jd. Nova Cidade - Guarulhos - SP - CEP: 07252-312
Telefone: (11) 5576-4848 (como ligar)

Mapa do CampusSobre o portal  |  Comunicar erros no site