Campus Guarulhos • Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Philosophy Postgraduate Program

Credenciamento e Recredenciamento de Orientadores

CREDENCIAMENTO:

1. Solicitação: o docente deve apresentar a documentação abaixo relacionada, acompanhada de uma carta, endereçada à Coordenação do Programa, solicitando seu credenciamento, na qual descreve a adequação de sua produção acadêmica às exigências do Programa, o tema de seu projeto de pesquisa e a(s) linha(s) de pesquisa a que pretende se vincular (informações sobre isso podem ser obtidas no site do Programa); a solicitação deve ser acompanhada de:

1.1. Cópia atualizada do Lattes (contendo identificação e endereço);

1.2. Tabela, disponível aqui, preenchida;

1.3. Cópia de declaração que comprova ao menos uma orientação concluída (graduação ou pós-graduação);

1.4. Cópia da produção intelectual do último triênio (produção mínima de 1 livro mais 1 artigo ou capítulo de livro, ou 3 artigos, ou 3 capítulos de livros. Para compreensão mais detalhada veja tabela acima, na qual se deve atingir a pontuação mínima de 1,5, em publicações).

1.5. Projeto de pesquisa e justificativa da associação de seu trabalho à(s) linha(s) de pesquisa indicada(s) e ao Programa. Sobre esse último ponto, deve-se considerar que o Programa pode receber solicitações de qualquer docente da Universidade e mesmo de outras instituições, devendo manter a prerrogativa de uma análise de mérito quanto ao interesse de que o docente se vincule ao Programa. No caso dos docentes do Departamento de Filosofia essa justificativa, ainda que necessária, caracteriza-se como uma formalidade, pois a identidade do Programa se definirá justamente pelo trabalho desse conjunto de docentes.

 

FORMULÁRIO ONLINE PARA APRESENTAÇÃO DO PEDIDO, CLIQUE AQUI.

 


RECREDENCIAMENTO:

O procedimento é exatamente o mesmo mencionado acima, ficando dispensada apenas a apresentação de declaração que comprova uma orientação concluída.

CONSULTE AQUI A DATA DE VENCIMENTO DE SEU CREDENCIAMENTO.


FLUXO DO PROCESSO:

Análise da CEPG: a solicitação será encaminhada para parecer e submetida à aprovação da CEPG do Programa de Filosofia; o parecer versará sobre a adequação da comprovação apresentada e da proposta de trabalho. Após aprovação, o processo seguirá para análise da Câmara de Pós-Graduação da EFLCH.

Análise da Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa da EFLCH: os processos votados pela CEPG, aprovados ou não, serão encaminhados à Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa da EFLCH para novo parecer e aprovação.

Homologação do CPGPq: a aprovação da Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa da EFLCH será submetida ao CPGPq da Unifesp para homologação.

Tempo de tramitação do processo: de 02 a 03 meses.

 


REGRAS PARA CREDENCIAMENTO DE DOCENTES PERMANENTES EXTERNOS

Clique aqui para consultar a resolução que estabele as regras para o credenciamento de docentes na categoria de permanentes que não sejam vinculados ao Departamento de Filosofia da EFLCH-Unifesp.  

 


PLATAFORMA SOMOS

O acesso à Plataforma Somos permite visualizar os pesquisadores, as especialidades e a produção científica da Unifesp. Os resultados apresentam indicadores dos Programas de Pós-Graduação das escolas e institutos da universidade. O intuito é permitir acesso mais fácil às competências de pesquisa desenvolvidas na Unifesp, bem como a ampliação da visibilidade dos pesquisadores da instituição. Ao permitir buscar por temas, pessoas ou áreas de interesse, a ferramenta torna-se valiosa para empresas interessadas na interação com a Unifesp ou mesmo para os próprios pesquisadores da universidade e de outras instituições de Ciência e Tecnologia.

As informações foram extraídas da Plataforma Lattes, por meio de um convênio assinado entre a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no primeiro semestre de 2019. Todos os docentes da Unifesp, bem como os orientadores externos vinculados a programas de pós-graduação, estão na plataforma e terão as atualizações do lattes automaticamente registradas.

 

© 2013 - 2021 Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
Estrada do Caminho Velho, n° 333 - Jd. Nova Cidade - Guarulhos - SP - CEP: 07252-312
Telefone: (11) 5576-4848 (como ligar)

Mapa do CampusSobre o portal  |  Comunicar erros no site

Please publish modules in offcanvas position.