Campus Guarulhos • Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Philosophy Postgraduate Program

Um visão cética do mundo

Livro

Um visão cética do mundo. Porchat e a Filosofia

Oswaldo Porchat (1933-2017) foi um dos filósofos brasileiros mais importantes. Professor da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e fundador do Centro de Lógica e Epistemologia (CLE-Unicamp), foi um pensador profundo e irrequieto: adaptou o estruturalismo francês a nosso contexto, mergulhou no silêncio da não filosofia, aderiu à filosofia da visão comum do mundo e, finalmente, rendeu-se ao ceticismo, pelo qual se sentira atraído e ao qual tinha resistido por longo tempo.
Explica essa fecundidade o fato de que, a seu ver, filosofia e espírito crítico não se dissociam, não havendo verdadeiro espírito crítico se este não for aplicado às próprias ideias. Quando se pensam dessa maneira os temas da verdade, do conhecimento e da razão, difícil é não terminar como cético. Quais ideias resistem ao poder corrosivo da razão crítica?
O ceticismo de Porchat, entretanto, está muito distante da imagem desoladora que usualmente se tem dessa corrente filosófica. É antes uma original e refinada atualização do pirronismo antigo à luz da filosofia contemporânea, ousadamente propondo a elaboração de uma visão cética do mundo.
Organizado em duas partes, este livro retoma todas essas mudanças pelas quais passou o pensamento de Porchat, ao traçar um quadro detalhado das suas diferentes fases e examinar suas opiniões sobre temas centrais da filosofia.
Uma das originalidades desta obra é interpretar o pensamento de Oswaldo Porchat com a mesma atenção e o mesmo cuidado com que outros livros se dedicam a filósofos de outros países, contribuindo para aprofundar o debate filosófico no Brasil, sem perder de vista o estudante que se inicia na leitura da obra desse notável pensador.

04 Sep 2020 18:11

Imagem e consciência da história: Pensamento figurativo em Walter Benjamin

Este livro percorre a [ ... ]

Publicações
09 Sep 2020 13:35

Discretas Esperanças. Reflexões Filosóficas Sobre o Mundo Contemporâneo

Se a filosofia já foi [ ... ]

Publicações
31 Mar 2017 20:05


Objective: 
As Selumetinib is a MEK1/2 inhibitor that has gained interest as an anti-tumor agent, [ ... ]

Publicações

 

© 2013 - 2021 Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
Estrada do Caminho Velho, n° 333 - Jd. Nova Cidade - Guarulhos - SP - CEP: 07252-312
Telefone: (11) 5576-4848 (como ligar)

Mapa do CampusSobre o portal  |  Comunicar erros no site